Penha é privilegiada pela natureza. A geografia da cidade apresenta uma variedade de locais que certamente vão agradar aos mais variados perfis, sejam eles aventureiros ou que busquem um recanto de sossego para a família. Morros, costões, praias tranquilas, agitadas, com infraestrutura ou semi-desertas. 

São 31 km de orla, com belezas únicas e estilos próprios.


Praia do Trapiche. [Foto: Aqui Comunicação]

Praia do Trapiche

É uma das praias mais conhecidas da cidade e uma das mais movimentadas. Localizada no bairro de Armação, propicia lindas vistas do trapiche e dos barcos de pesca, que dançam ao balanço do mar tranquilo do local. É uma das mais procuradas por famílias pelas águas calmas e areias finas. Possui calçadão à beira-mar.


Praia do Cascalho

Tem este nome por praticamente não possuir areia. Pedriscos e cascalhos juntam-se a conchas e algas, criando o ambiente perfeito para tartarugas verdes, que facilmente aparecem para saudar visitantes e moradores. Imperdível é um passeio de caiaque ou stand-up paddle, já que as tartarugas às vezes se aproximam bastante. No canto da praia existem sambaquis, verdadeiros registros históricos dos habitantes pré-históricos.

Ponta da Vigia vista de costão na Praia da Paciência.[ Foto: Aqui Comunicação ]

Praia da Paciência

Era o que os antigos caçadores de baleias precisavam. Aos pés da Ponta da Vigia, a pequena praia era o reduto onde os baleeiros aguardavam o sinal da aproximação das baleias, para poderem sair com as embarcações. É um recanto de rara beleza, com águas claras e calmas, costões que convidam a uma caminhada junto a natureza. Em períodos de verão fica bem movimentada.

Ponta da Vigia

É um mirante natural, no alto do morro entre a Praia Grande e da Paciência. Foi antigamente observatório de aproximação de baleias e hoje é um dos locais imperdíveis para vistas deslumbrantes, do nascer ao pôr-do-sol. Em dias de céu bem limpo é possível ver os contornos da Serra do Mar, a mais de 100 km de distância.

Praia Grande. [ Foto: Aqui Comunicação ]

Praia Grande

Recanto dos surfistas descolados, a Praia Grande possui águas claras e ondas fortes, porém é procurada por famílias por conta de piscinas naturais que se formam nas pedras que fazem divisa com a Praia do Poá. É propícia para banho, apenas é preciso atenção com a possibilidade de correntes de retorno em alguns trechos. Possui calçadão à beira mar.

Praia do Poá

Esta praia possui diversas características: na divisa com a Praia Grande há várias áreas calmas, propícias para banho nas águas claras, porém é preciso atenção pois há alguns trechos pedregosos. Há outros recantos que convidam ao descanso sem pressa, pela beleza que proporcionam. É muito procurada por famílias por contar com piscinas naturais.

Praia de São Roque

É para aventureiros. Grandes trechos de costões e poucas faixas de areia que aparecem geralmente nas marés baixas convidam a um trekking para desbravar todas as belezas da praia. O mar é aberto e agitado, não sendo recomendado para banho.

Praia Vermelha
[ Foto: Aqui Comunicação ]

Praia Vermelha

Uma das mais preservadas de Penha, possui intensa beleza e mar aberto, o que exige atenção dos banhistas com possíveis correntes de retorno. As águas são claras e as areias grossas têm tonalidades bem amarelas, que ficam avermelhadas quando as chuvas levam a terra do morro, daí o nome. É na Praia Vermelha que está uma nascente de água doce, que desce do alto do morro até a beira do mar, um dos roteiros de ecoturismo mais bacanas da cidade. Na Praia Vermelha também está o mirante com a rampa para voos de parapente, local de vista deslumbrante onde é possível avistar os arranha-céus de Balneário Camboriú.

Praia da Fortaleza

Tem águas calmas, próprias para o banho. Tem este nome devido a uma formação rochosa que lembrava aos antigos navegadores uma fortaleza. Esportes náuticos também são praticados nesta praia.

Praia do Manguinho

É sede de marinas e de cultivos de mariscos. Tem este nome pelas características naturais das areias, mais lodosas, não sendo indicada para banhos, sendo mais utilizada para esportes náuticos e cicloturismo.

Praia da Cancela

Entre o Manguinho e o Trapiche há um canto em que as rochas lembravam aos antigos uma cancela. Com águas tranquilas, é um local privilegiado para admirar a natureza e o pôr do sol. Uma praça com coreto possui playground e locais próprios para belas fotos.

Praia de Armação
[ Foto: Aqui Comunicação ]

Praia de Armação

É uma das mais conhecidas e procuradas da cidade. Conta com casarões a beira-mar em boa parte da extensão e vem recebendo empreendimentos imobiliários. Outra parte da praia possui calçadão próprio para caminhadas e cicloturismo. Com águas calmas em boa parte dos seus 5 km, é propícia para banho e esportes náuticos, como caiaque, stand-up paddle e vela.

Praia do Quilombo

Possui areias grossas, chamadas monazíticas, que são consideradas de propriedades terapêuticas pela sua composição. Com águas mais profundas, a Praia do Quilombo tem ondas próprias para surfe, sendo um dos locais mais conhecidos do litoral norte e berço de nomes consagrados, como Everaldo Teixeira, o “Pato”, um dos melhores surfistas de ondas gigantes do mundo.

Bacia da Vovó
[ Foto: Aqui Comunicação ]

Praia da Saudade e Bacia da Vovó

Separadas por rochedos que formam piscinas naturais, as praias possuem águas claras e propícias para banho, sendo muito procurada por famílias. Na Praia da Saudade é possível encontrar oficinas líticas, vestígios dos indígenas que aqui viveram muito tempo antes dos colonizadores.

Praia do Bananal

É uma pequena faixa de areia entre a Bacia da Vovó e a Praia Alegre. Acessível através de uma trilha, é tranquila e com vista para Balneário Piçarras.

Praia Alegre
[ Foto: Aqui Comunicação ]

Praia Alegre

É uma das mais movimentadas, faz divisa com Balneário Piçarras. Com calçadão e ciclovia à beira-mar, a Praia Alegre possui areias finas e águas muito calmas. É disputada durante o verão e tranquila fora da temporada, sendo própria para banho, descanso, caminhada, pedalada, esportes no mar e também na areia. Durante o verão atividades esportivas e shows acontecem na Praia Alegre. Da Praia Alegre sai também o passeio na Escuna Pirata Capitão Gato.

Praia de São Miguel

É um local de pescadores, muito procurada pelas águas tranquilas e vista privilegiada para Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Nos costões há ótimos locais para pesca e caminhadas. Há uma trilha que atravessa o morro e segue para a Praia da Galheta, praticamente deserta.

Praia de São Miguel
[ Foto: Aqui Comunicação ]

Em 28 de dezembro de 1991 João Batista Sérgio Murad, já conhecido em todo o Brasil pelo personagem Beto Carrero, inaugurou em Penha o mundo mágico do cowboy. O parque cresceu e atravessou fronteiras. 25 anos depois, o Beto Carrero World é um dos lugares mais citados nas redes sociais e considerado por dois anos consecutivos como o melhor parque temático da América Latina, segundo avaliações no TripAdvisor. Com atrativos para todas as idades e estilos, o parque é cercado por muito verde e belas praias. Para poder aproveitar todas as atrações, é preciso vir várias vezes.

Castelo das Nações, porta de entrada para o Mundo Mágico

São nove áreas temáticas, com mais de 100 atrações: Avenida das Nações, Velho Oeste, Ilha dos Piratas, Triplikland, Vila Germânica, Mundo Animal, Aventura Radical, Dinomagic e Madagascar. Brinquedos, animais, muito verde e personagens que divertem todo mundo, como Shrek, os Pinguins de Madagascar, Kung Fu Panda e muito mais!

Velozes e Furiosos Show

Além das áreas temáticas, os shows são imperdíveis, como O Sonho do Cowboy, que conta a história de Beto Carrero em um musical divertido e surpeendente. No Blum, o visitante viaja ao fundo do mar em um show de luzes e acrobacias. O Velozes e Furiosos show é reconhecido pela própria Universal Studios como um dos melhores do mundo e o Madagascar Circus une diversão, música e acrobacias com os queridos personagens da Dreamworks. São produções reconhecidas internacionalmente e que encantam a todas as idades.

No Parque das Aves o visitante atravessa um
belo jardim cercado de aves voando livres
Novidade dos 25 anos no Beto Carrero World, a Casa do Projeto Tamar
apresenta as pesquisas e trabalhos de preservação das espécies
de tartarugas que vivem na costa brasileira

LAZER

Ecoturismo

As belezas naturais de Penha ficam ainda mais encantadoras com a Ar Mar Ação Itapocoroy, que oferece circuitos com trilhas ecológicas, remo ou cicloturismo, contando com guia experiente, além do aluguel de caiaques e stand-up paddle. Entre os roteiros imperdíveis está a trilha  das nascentes, que passa por recantos de Mata Atlântica preservada, levando a piscinas naturais e pequenas cascatas formadas a partir de uma nascente no alto do morro. Essas quedas d´água terminam junto ao mar, próxima a Praia Vermelha, em um local de cenário deslumbrante e preservado.

Não deixe de alugar com a Ar Mar Ação Itapocoroy um caiaque ou stand-up paddle para apreciar a vista maravilhosa de Penha e ainda ver tartarugas verdes próximas a Ponta da Cruz e Praia do Cascalho. Elas aparecem com frequência e são  encantadoras. Conheça também a Ponta da Vigia, Praia da Paciência, São Roque e Vermelha pedalando, são lugares perfeitos para um contato estreito com a natureza.

Aventura Pirata

Embarque em um passeio cercado por piratas, a bordo da Escuna Capitão Gato. Com saída a partir do Rio Piçarras, na Praia Alegre, a escuna passa por parte da orla de Balneário Piçarras e segue rumo a Ilha Feia. Aproveite para tirar muitas fotos, pois as paisagens são belíssimas! Ao contornar a Ilha Feia, é possível contemplar a natureza preservada e as revoadas das fragatas, as grandes aves marinhas que residem no local. A Escuna Pirata Capitão Gato ainda tem uma parada para um imperdível banho nas águas claras no entorno da Ilha Feia, tudo monitorado por piratas especializados em salvamento, para garantir segurança e um banho revigorante. Na volta, a escuna passa próxima aos cultivos de marisco entre as praias Alegre e do Bananal, enquanto os piratas se divertem com o público. Passeio recomendado para toda a família!

Parapente

Penha possui uma das melhores rampas para voo em parapente da região, por conta da geografia e ventos. Porém, é muito importante analisar bem todas as condições para que o voo seja seguro e propicie vistas espetaculares da natureza na região da Praia Vermelha.

Por isso, contar com profissionais experientes no ramo é primordial. Com a Summit Adventures a experiência de voar é proporcionada com toda a segurança, com equipamentos de ponta e instrutores especializados.

Com a Summit Adventures é possível fazer voos duplos de parapente, onde o instrutor opera o equipamento e você curte o visual. A partir da rampa da Praia Vermelha, os voos duram cerca de 20 minutos, com pouso na própria rampa ou então na praia, de acordo com as condições dos ventos. Os mais favoráveis vêm de sudeste ou leste e a característica geográfica faz com que o local seja um dos melhores para o voo tipo “lift”, segundo os instrutores da Summit Adventures. Essa modalidade é considerada a mais segura para quem não tem experiência.

A sensação de liberdade e o visual são os atrativos imperdíveis para um voo duplo, que deve ser agendado e vai depender das condições climatológicas, que variam sempre na região. Os instrutores lembram que apenas o fato de ter vento não é garantia de voo, pois é preciso uma direção e velocidade que proporcionem estabilidade ao equipamento. Por isso, a Summit Adventure cuida de todos os detalhes para que a experiência de voar seja incrível e inesquecível, tendo a segurança e o conforto em primeiro lugar.

Além da Praia Vermelha, em Penha, a Summit Adventures também realiza voos de parapente no morro da Praia da Atalaia, em Itajaí e tem parcerias com roteiros de ecoturismo. Com crianças é possível realizar voos triplos, consulte e venha voar!!